quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mais Saudável, Mais Magra - Parte 13

Já faziam alguns meses que não postava na TAG "Mais Saudável, Mais Magra", principalmente porque não tinha feito nenhuma mudança significativa na minha rotina de exercícios e alimentação. Além disso, meu peso se manteve estável desde o último post - o que pra mim já está ótimo.
Se você é leitora nova aqui do blog e não sabe nada sobre a minha TAG, no final do post tem uma lista com todas as "partes" do projeto - começando pela "Parte 1" vcs podem acompanhar toda a minha jornada em busca de um estilo de vida mais saudável (e de um corpo bacana pra combinar com ele).
Mas e o que me levou a voltar a escrever na TAG? Desde o dia primeiro estou em um emprego novo, que consome muito mais tempo do meu dia que o anterior - antes eu trabalhava pertinho de casa, demorava poucos minutos para ir e voltar e comia sentadinha na minha própria sala de jantar; agora, o tempo de locomoção aumentou, e tenho que levar a famosa marmita se não quiser me render aos buffets (nos quais sempre como mais do que devia).
Por enquanto tenho me alimentado bem, preparo todas as minhas refeições e levo para o trabalho - o que está difícil é de arrumar tempo para o exercício. Se eu não cozinhasse minhas próprias refeições, conseguiria perfeitamente manter minha antiga rotina de exercícios - mas, se fizesse isso, com certeza acabaria me alimentando mal e voltaria a engordar. Analisando todas as possibilidades, a melhor alternativa foi:

PRATICAR MEUS EXERCÍCIOS EM CIRCUÍTO

Para quem não sabe, os exercícios são chamados de "em circuíto" quando não existe pausa entre um e outro: você faz uma série de um e passa para o outro, sem intervalo - você descansa alguns segundo apenas após completar uma série de toooodos os exercícios, antes de começar mais uma.
Eu tenho uma pastinha cheeeeeia de exercícios diferentes, para vários grupos musculares - todos os dias, irei escolher + ou - 5 deles para comporem meu circuíto.
Malhando assim, vc faz o chamado "descanso ativo" - como cada exercício do circuíto não trabalha exatamente o mesmo músculo, vc se recupera de um enquanto faz o outro. O treino também funciona como uma espécie de aeróbico, já que vc se mantém em movimento por um período maior.
No meu caso, eu termino exausta - e gasto muito menos tempo do que se me exercita-se da maneira "convencional".
Para não ficar tão dolorida, eu me alongo bastante - pra quem também sofre no dia seguinte à um treino puxado, em um estudo realizado na Grécia, atletas que trocaram bebidas esportivas pelo suco de tomate apresentaram menos dores e inflamações no pós-treino do que aqueles que não realizaram a substituição. Segundo à revista Woman's Health, isso provavelmente foi graças à combinação única de antioxidantes do tomate. Se vc é como eu e faz careta só de pensar na ideia de beber suco de tomate, a fruta in natura tem o mesmo efeito (e o molho de tomate também) - é um ideia tentar incluí-la no lanche pós-treino. Que tal um sanduíche ou uma omelete com tomates secos?

Alguém mais pratica exercícios em circuíto ou tem alguma ideia de como eu possa melhorar minha rotina sem gastar muito tempo?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal sua dieta!

Alias eu tambem gosto de azeite, ele é otimo para ajudar queimar gordura

beijoss

http://winxmake.blogspot.com.br/