sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A diversidade brasileira e o Instituto Atá


O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do mundo - isso quase todo mundo já está careca de saber. Apesar disso, até algum tempo atrás, parecia que os grande chefs não sabiam aproveitar toda a diversidade de produtos que nos rodeiam: eram apreciadas apenas as culinárias francesa, italiana, espanhola, oriental... juntamente com seus ingredientes típicos.


Como tudo que não faz sentido no mundo, uma hora isso tinha que mudar: vários chefs (muitos dos quais se tornaram famosos justamente por serem mestres em pratos típicos do país dos outros) estão buscando novos ingredientes sem sair do país e resgatando técnicas locais - com detaque para o conhecidíssimo Alex Atala.


Com essa ideia de valorizar os ingredientes e hábitos locais que surgiu o Instituto Atá, formado por uma parceria entre ambientalistas, antropólogos, publicitários, gastrônomos e chefs.


Quantos tipos de feijão você já experimentou? Já comeu algum cogumelo natural da nossa Mata Atlântica? A maioria das pessoas consome apenas um tipo de feijão - no máximo 3 ou 4 -, sendo que existem dezenas de espécies diferentes no Brasil; já quanto aos cogumelos, a maioria dos que encontramos no mercado são de origem oriental (como o shiitake e o shimeji), enquanto apenas no estado do Paraná são encontradas mais de 250 espécies nativas - claro que nem todas comestíveis, mas já da pra ter uma ideia do quanto aproveitamos mal a diversidade de alimentos que temos disponíveis. Além disso, temos mel de abelhas nativas, uma espécie de baunilha específica do Cerrado, pimentas exóticas, óleos produzidos a partir dos mais diversos frutos e sementes... e a lista não acaba.


Ficou curioso para experimentar alguns de nossos sabores? Na maioria das grandes cidades é possível encontrar "Mercados Públicos", onde é fácil de achar ingredientes exóticos e produtos locais, produzidos artesanalmente, além de pequenos empórios onde os produtores vendem seus produtos diretamente para o consumidor. Só é importante verificar se o que vc está comprando foi aprovado pelo Ministério da Agricultira e pela Vigilância Sanitária, pra ter certeza que tudo é produzido e embalado de maneira segura e que sua "experiencia gastronômica" não vai prejudicar sua saúde.

* texto elaborado pela autora do blog usando como referência reportagem vinculada na Revista Planeta de julho de 2013, sob o título "Muito além do Feijão com Arroz"

2 comentários:

Liz Albuquerque disse...

aqui no mercado municipal tem muitaaaa coisa diferente para a gente experimentar! A variedade é enorme mesmo :D

Passando para desejar um ótimo dia!
Liz<3
The Red Lil' Shoes Blog
http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

Vera Munhoz disse...

Nosso país é tão grande e rico, e não conhecemos seus frutos, produtos, essa é uma boa ideia!!
Bjos.