quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dormir pouco engorda

Dormir pouco, além de te deixar sem ânimo e concentração no dia seguinte, também desregula os hormônios que controlam o apetite, podendo desencadear aumento de peso.

O corpo entende a privação de sono como uma situação de stress (como se vc precisasse ficar acordado a noite para se defender de predadores), aumentando a liberação de cortisol, hormônio que, entre outras coisas, faz o corpo acumular mais calorias na forma de gordura.

Além disso, o corpo precisa de horas suficientes de sono para produzir leptina em quantidades suficientes, e é ela que controla o apetite, acabando com a sensação de fome quando nos alimentamos. Sabe quando a gente dorme pouco ou mal e no outro dia ta o tempo todo com fome (mesmo logo depois de comer)? É a falta de leptina que causa essa sensação de "saco sem fundo".


Não coloquei "dormir em torno de 8 horas por dia" em um post "Mais saudável, mais magra" porque na verdade eu já faço isso... mas achei importante divulgar esse mal que a falta de sono faz na dieta mesmo assim.

Sem contar que falta de repouso também deixa a pele com menos viço, as olheiras mais aparentes... nada de bom vem de dormir pouco, já que esse tempo a mais de "olhos abertos" não é um tempo produtivo (graças a falta de concentração) e é prejudicial a saúde em 46253478 sentidos diferentes.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu amoooooooo durmir e me sinto péssima quando durmo pouco!!! Adorei o post, estou de dieta agora já tenho desculpa para dormir mais...rs

Beijinhos, beijinhos!
Tamiris Bockmann!

siça ramos disse...

eu fico muito mal ao dormi pouco, mas esse é um momento que o corpo descansa e se recompõe, antes eu dormia feito uma pedra não levantava na madrugada para nada, agora eu acordo e dependendo se eu for dormi tarde tenho fome e acabo comendo, coisa que antes não acontecia......

beijokas
http://www.estilopropriobysir.com/

Barbara Sá disse...

Sou exceção a essa regra, hsuahusa.
Durmo super pouco e não sou nada gorda, haha.

Adorei o post :)

Beijos,
http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/