sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Malefícios de tirar a cutícula

No único post que eu fiz sobre esmaltes até agora, falei que não tirava mais a cutícula.
(não fiz mais nenhum pq não tenho pintado unha, apenas usado fortalecedor)
Foi uma escolha pessoal, pois minhas unhas estavam fracas e descamando... elas estão bem mais fortes e bonitas agora, e a cutícula já está domada e não me incomoda mais.



Mais do que uma escolha estética, decidir tirar ou não a cutícula é uma questão de saúde. Ela está ali para proteger seu corpo da entrada de vírus e bactérias... um machucadinho na hora de fazer a mão é uma porta aberta para várias doenças - não esqueça que é com as mãos que tocamos em vários objetos/superfícies/pessoas/animais/etc que podem estar contaminados.

Existe uma infecção, chamada de paroníquia - popularmente conhecida como unheiro -, que ocorre em toda a volta das unhas, e pode ser causada pelo famoso bifinho. A paroníquia pode se manifestar com sintomas como dores, tecidos avermelhados ou inchados e bolsões de pus amarelado.

Além disso, a raiz da unha fica exposta aos produtos químicos que vc manusear, o que pode deixar ela fraca ou até mesmo gerar uma alergia severa.

O problema mais grave de tirar a cutícula ainda é o instrumento que é utilizado... alicates ou removedores compartilhados - que não sejam devidamente esterilizados -, podem propagar doenças diversas, com destaque para a hepatite. Até mesmo AIDS pode ser pega assim.

Se vc decidir parar de tirar, tome cuidado, pois empurrar também pode ser um problema. Se realizar com o instrumento errado ou muito agressivamente, pode lascar uma camada fininha da unha, que conforme for crescendo fica quebradiça. Além disso, vc pode inclusive se machucar, o que gera toooodos os mesmos problemas de tirar a cutícula. Eu raramente empurro, e quando o faço é delicadamente depois do banho e depois aplico bastante hidratante, para a cutícula não ficar toda "em pé".

Também não pode roer ou sair empurrando as cutículas com as unhas mesmo por ai! Eu ainda tenho o costume de cutucar a parte lateral da unha, e nessas às vezes eu me machuco (não sigam meu mau exemplo). Sem contar que levar as mãos a boca facilita ainda mais a entrada de vírus e bactérias no organismo.


Um comentário:

Simples Glamour disse...

Faz um bom tempo que nao tiro as minhas cuticulas. Adorei o post, muito bom

Beijoos!
http://simplesglamour.blogspot.com.br